segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Cronograma Capilar - Como Funciona?

Hoje vim falar para vocês um pouquinho à respeito do Cronograma Capilar, o que é e como funciona.
O Cronograma Capilar nada mais é que uma agenda do seu cabelo, criada com o objetivo de repor a massa capilar e todos os nutrientes que perdemos naturalmente no dia-a-dia e/ou após químicas, melhorando o aspecto e saúde dos fios. É claro que cada um pode montar sua agenda capilar de acordo com o seu tipo de cabelo e o que ele necessita. O Cronograma Capilar é capaz de proporcionar resultados incríveis já no primeiro mês, por ser composto pelos 3 tratamentos que o cabelo mais precisa, o que eu chamo de Cuidados HNR (Hidratação, Nutrição e Reconstrução). 

Quer saber como funciona? Continue lendo...


Antes de aderir ao cronograma é necessário saber o que seu cabelo mais precisa, cada cabelo vai precisar focar mais em alguma das três etapas.

O Cronograma mais indicado para quem vai começar é o Cronograma Oficial, que é o mais completo. Assim que seu cabelo estiver com um aspecto melhor e mais saudável você poderá adaptar
para o seu próprio cronograma, específico para o seu cabelo.

O Cronograma Capilar Oficial, ou CCO, é composto por 8 HIDRATAÇÕES mensais, 1 RECONSTRUÇÃO e 3 NUTRIÇÕES. 

Importante: Cada processo deve ser feito em dias alternados, nunca no mesmo dia. Todos os tipos de cabelos precisam de pelo menos uma reconstrução mensal para repor a massa capilar e a queratina do fio, mas se o seu cabelo estiver danificado por processos químicos (relaxamento, progressiva, luzes, etc) você poderá fazer uma a cada 15 dias até conseguir recuperar a aparência dos seus fios, mas depois o ideal é permanecer com apenas uma reconstrução mensal.
Cronograma Capilar Etapas:
ETAPA 1- HIDRATAÇÃO: A função desta etapa é repor a umidade dos fios. Se seu cabelo estiver sem brilho, armado e ressecado, ele precisa de hidratação, então esta é a etapa que você deverá focar mais.
Você deverá optar por máscaras com poder hidratante, que contém em sua fórmula: silicones, aloe vera(babosa), vitaminas, pantenol  ou glicerina. Esta etapa deixa o seu cabelo mais mais sedoso, com balanço e pode ser feita com mais frequência por não sobrecarregar os fios.

ETAPA 2 - NUTRIÇÃO: A função desta etapa é devolver os lipídios aos fios, deixando os fios com a oleosidade necessária para sua saúde. Neste caso, se o seu cabelo estiver sem balanço, estático, com frizz e/ou desalinhado, ele precisa mais desta etapa.
Você deverá optar por máscaras que levam a palavra ''óleo'' no nome, por exemplo: com óleos ou manteigas (karité, cacau, abacate, etc), óleos vegetais e tutano.
Esta etapa diminui extremamente o volume nos fios, diminui o frizz, combate as pontas duplas e o ressecamento e para completar devolve o brilho dos cabelos. Se quiser saber como fazer sua nutrição em casa, comenta aqui no post e logo, logo, trarei o passo-a-passo detalhado para vocês.

ETAPA 3 - RECONSTRUÇÃO: A reconstrução é responsável por repor as proteínas dos fios. Se seu cabelo estiver fino, poroso, elástico, quebradiço e ralo, ele necessita mais desta etapa.
Você deverá optar por máscaras com poder reconstrutor, são elas à base de queratina, proteína, creatina, colágeno, arginina, cisteína, aminoácidos, etc.
IMPORTANTE: Antes de fazer uma reconstrução, faça sempre uma hidratação e uma nutrição em dias alternados. Não use queratina em excesso, pois leva a quebra dos fios. O ideal é realizar a reconstrução a cada 15 ou 30 dias.
Esta etapa trata a fibra capilar de dentro para fora, é a fase mais forte do ciclo. Deixa o cabelo meio duro, mas vale a pena, porque tem o poder de repor a massa perdida, a queratina e os aminoácidos, deixando os cabelos mais fortes e menos propensos à quebra e a elasticidade. 
Espero que vocês tenham entendido um pouco de como funciona o Cronograma Capilar e que consigam coloca-lo em prática também! Se vocês tiverem qualquer dúvida e quiserem mais posts à respeito disso comentem aqui no post, ok?

Não deixem de compartilhar a sua experiência com o Cronograma Capilar; estou ansiosa para saber!

Um super beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário