terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Resenha: Destrua Este Diário

Título:  Destrua Este Diário
Editora: Intrínseca
Autora: Keri Smith
Páginas: 224
Ano: 2013

Sinopse: 
Um diário costuma servir para anotar ideias, memórias ou registros do cotidiano. Keri Smith, ilustradora e artista canadense, inventou um tipo diferente de diário, que exige do usuário uma interação mais lúdica e inusitada. Com a proposta de estimular a criatividade e questionar convenções sobre a forma como lidamos com os objetos, Destrua este diário nos convida a rasgar páginas, rabiscar, pintar fora das linhas, manchar e até mesmo levar o livro para o banho. A ideia surgiu quando Smith começou a refletir sobre o início da sua carreira como artista e percebeu que o perfeccionismo tão exaltado na nossa cultura era um grande empecilho do processo criativo. A experiência fez com que ela entendesse que é preciso esculhambar a monotonia e o lugar-comum para que o novo possa surgir.
Resenha:
Boa noite pessoinhas!! Hoje vim aqui descrever minha experiência com o livro "Destrua Este Diário" da autora Keri Smith e publicado pela Editora Intrínseca aqui no Brasil. Este foi um livro que ganhei há pouco tempo e estou completamente encantada e como muitos leitores:  amedrontada. Sabe aquele livro que você acaba de ganhar e já começa a ter pena de "destruí-lo"? Pois é, é este o caso.

Para quem não sabe, ''Destrua Este Diário'' é um tipo diferente de diário, que estimula a nossa criatividade de uma forma lúdica e inusitada. Keri Smith propõe que destruíssemos literalmente o livro, em cada página encontramos inúmeros desafios que podem ser cumpridos de qualquer jeito e sem uma ordem pré-determinada. 

Confesso que quando o abri a primeira vez, gelei. Fiquei encarando aquelas páginas em branco, sem saber ao certo por  onde começar ou o que fazer, com um pouco de medo e de excitação em relação a ideia inicial de destruí-lo. 

O bacana desta proposta é que você não está restrito apenas à destruí-lo e seguir à risca tudo que está escrito, você pode fazer coisas diferentes como: escrever onde pede para desenhar, colorir onde é para sujar, não tomar banho com o livro, manter a lombada intacta (mesmo sendo um "tantinho" impossível) ou mesmo desenhar no livro inteiro e fazê-lo de sketchbook (como eu, no caso. kkkk). Tenha em mente que esse livro pode ser tanto um passatempo super divertido, quanto um livro feito, principalmente, para conhecer um lado seu totalmente novo. 

Mantenha a mente aberta. Este é o lema.

Tenho me divertido horrores com o diário e várias vezes tive que me segurar para não fazer dez atividades de uma só vez kkkkk. Ainda não tive coragem suficiente para arrancar folhas, ou molhá-las, mas sei que cedo ou tarde terei que cumprir esta tarefa.

Como não posso deixar de comentar, fiquei totalmente maravilhada com a diagramação feita pela Editora Intrínseca. A capa parece realmente ter sido feita em papelão, com a textura áspera e tudo, enquanto o durex em volta do título também parece ser de verdade - WOW   

Indico para todos que querem ou possuem a mente aberta a novas sensações e quebrar certas manias de perfeccionismo que criamos ao longos dos tempos. E se você já teve essa experiência, como eu, por favor me envie fotos ou me marquem no instagram/facebook. Eu adoraria ver o que você foi capaz de criar!

Veja abaixo fotos do meu "Destrua Este Diário":




BeijO.Os



6 comentários:

  1. Eu amo esse livro. O meu está com várias páginas feitas, porém ainda não tive coragem de arrancar nenhuma [e olha que ja tenho ele a uns 7 meses].

    Mas é muito divertido sair do normal, as vezes passo até vergonha, pois quem não conhece a ideia do livro acha que é coisa de criança. Mas nem ligo, saio com meu livro desfilando para todos os lugares haha.

    Beijos.
    http://maisumepilogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é um máximo ! Te tira daquele estresse do dia-a-dia, te deixa mais leve, mais contente! Estou me apaixonando cada dia mais!
      Ainda estou trabalhando meu interior para as ''aterrorizantes'' páginas molhadas, arrancadas, furadas... kkkk

      Hungry Eyes

      Bjoos

      Excluir
  2. nossa, quero demais *-------* vi no submarino dois por 30,00 em inglês e não comprei (burra eu). estou te seguindo para acompanhar mais resenhas.
    Beijão <3
    http://www.renatacaparroz.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii Renata! Novas promoções desse livro no submarino, confere lá:

      Destrua este diário - 1 volume:
      http://www.submarino.com.br/produto/116273932/livro-destrua-este-diario

      Kit livros - 3 volumes do Destrua este diário:
      http://www.submarino.com.br/produto/120496979/kit-livros-especial-destrua-este-diario-3-volumes-

      Super indico, você vai amar!! <3

      Hungry Eyes

      Bjoos

      Excluir
  3. Ain eu quero tanto esse livro :D
    Lindo o blog... Bjoks flor
    http://looksecuriosidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Fernanda !
      Você vai amar esse livro !! Super recomendo !

      Volte sempre, será muito bem-vinda !
      Hungry Eyes

      Bjoos

      Excluir