sábado, 24 de janeiro de 2015

Resenha: Marcada - The House of Night


Título: Marcada - The House of Night, Vol. 01
Editora: Novo Século
Autora: Kristin Cast
Páginas: 327
Ano: 2009

Sinopse: 
No primeiro volume da série House of Night, começa com a protagonista Zoey Redbird, que era uma garota comum, de 16 anos, até ser marcada pela Deusa Nyx. Esse mundo é igualzinho o nosso, mas os vampiros existiam desde antigamente e conviviam pacíficamente com humanos até agora. A partir daí, sua vida muda completamente e ela tem que ir morar na House of Night, porque se não, seu corpo pode rejeitar a transformação, e ela irá morrer. Porém, ela era diferente dos outros calouros (vampiros antes de completar a transformação), pois sua marca de lua crescente era completa, e tem uma estranha conexão com a Deusa Nyx. Zoey vai descobrir que mesmo não sendo mais humana, sua vida estará longe de ser fácil, pois terá que aprender a controlar poderes que nem sabia que tinha, mas agora, com novos amigos e uma nova vida a apoiando. O que ela não conta é com um novo inimigo misterioso e poderoso, que está mais próximo do que Zoey imagina.



Em Marcada de The House of Night você vai conhecer um mundo parecido com o nosso, exceto pelo fato de que nele os vampiros sempre existiram e convivem tranquilamente com as pessoas normais, apesar de não serem socialmente aceitos. Alguns vampiros quando chegam a determinada idade são marcados por rastreadores com uma tatuagem de contorno de meia lua na testa e assim, deverão se mudar para a Morada da Noite e completar, ou não, suas transformações. 


''Fostes escolhida pela Noite; tua morte será teu nascimento. A Noite te chama; preste atenção para escutar Sua doce voz. Teu destino aguarda por ti na Morada da Noite.''

O livro conta a história de Zoey Montgomery, uma garota que teve a felicidade, ou infelicidade, de ser Marcada por um rastreador. Agora ela deverá abandonar sua casa, sua família e sua vida para morar na Morada da Noite, onde os jovens marcados concluem os estudos e, se forem fortes o bastante, se transformarão realmente em vampiros. Para Zoey, é um alívio deixar sua casa, um lugar onde ela não se sente amada ou integrada - com exceção de sua avó que sempre a apoiou.

"Mas lembre-se: a escuridão nem sempre equivale ao mal, assim como nem sempre a luz traz o bem."

Assim que Zoey passa a residir na Morada da Noite ela percebe que não é como todos os outros novatos, ela possui a marca já desenvolvida dos vampiros adultos, o que deixa todos intrigados. Deste ponto que se inicia muitos dos ''clichês'' da história, nada contra  ''clichês'', mas nesta história em especifico a tornou cansativa e previsível. A Deusa Nyx deixa claro que Zoey é especial e que ela tem dons que os outros não tem, é única, e exatamente por isso muitos personagens se aproximam ou se apaixonam por ela. 

Nyx escolheu você. Para quê, não sabemos. Mas sua marca foi claramente posta em você. Ela não teria te tocado se você fosse falhar.

O bacana da história é o fato de que mesmo com essa singularidade a personagem principal consegue sair um pouco do padrão "menina boazinha" das histórias, caminhando em uma linha tênue entre o bem e o mal, surpreendendo diversas vezes o leitor com seus erros. Zoey erra, e erra muito durante toda a trama, e ficamos sem saber se deveríamos torcer a favor ou contra ela.

O livro, assim como a maioria das series, quebra muitos tabus da sociedade, mostrando costumes totalmente diferentes, e como a maioria das pessoas reagem a ele. Zoey é uma personagem interessante, mas não marcante. A escrita das Cast é boa e a tradução da Novo Século, em uma das suas primeiras séries lançadas no Brasil, também fica no páreo.

Recomendo para todos aqueles que possuem uma mente aberta apta a decifrar novos costumes de vida e entender mais sobre eles.



20 comentários:

  1. Ja vi várias pessoas que estão lendo esses livros (não sei quantos são ao todo na coleção), e falaram muito bem. Ainda estou pensando se coloco ou não em minha lista de leituras :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já li esse livro, gostei bastante até. Muito boa sua resenha

    http://meninadasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada !! Seja muito bem-vinda Dani!
      Vem mais resenhas por aí, fique de olho!!

      Hungry Eyes

      Bjoos

      Excluir
  3. Amo essa coleção House Of The Night em especial o primeiro livro.
    Como você disse a personagem consegue sair dos padrões de mocinha pra ser uma personagem comum com todos seus erros e acertos,luz e trevas.Curioso pra saber como toda a história vai terminar,ainda não consegui ler todos os livros.
    Adorei a resenha!!!
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado Cláudio!
      É uma série maravilhosa para àqueles que apreciam esse diferencial marcante e esse jogo de novas possibilidades e questionamentos.
      Também pretendo comprar as continuações logo!

      Hungry Eyes
      Bjoos

      Excluir
  4. Eu não gosto muito de histórias que envolvem vampiros, pois me faz lembrar de algumas outras histórias que não tive uma boa experiência, ai acaba tendo um certo preconceito, mas sua resenha fez com que eu me interessasse por esse livro, parece ser "diferente" dos que eu já li... Talvez eu dê uma chance!!
    Parabéns pela resenha, adorei! E seu blog é lindo, estou seguindo!
    Beijos.

    http://travelingbetweenpages.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá xará! É um livro bem diferente dos que estamos acostumados nesta onda de ''vampiros'', cultua novas situações, novas formas de viver, poderes e seres pouco falados. Não é o meu favorito deste tema, mas é um livro maravilhoso para àqueles que gostam de inovar.
      Se ler, me conte o que achou!

      Hungry Eyes
      Bjoos

      Excluir
  5. Sabe que eu nem lembro mais ao certo o que eu achei do livro?
    Lembro que li o primeiro e curti, tanto que fui lendo até o quatro ou cinco... Só que a cada volume só fui me decepcionando, infelizmente :(
    Muita enrolação sabe? E ainda está lançando livros... o que me fez desistir...rs

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! A história quando é prolongada demais perde sua essência e o interesse do leitor. Concordo plenamente Lica.

      Hungry Eyes

      Volte sempre!!
      Bjoos

      Excluir
  6. Adorei a resenha, vou ler com certeza. Já vi muita gente falando bem desse livro haha

    Kami do blog http://ka-kamikaze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado Kamila Lima! É uma série maravilhosa para àqueles que apreciam esse diferencial marcante e o jogo de novas possibilidades e questionamentos.
      Hungry Eyes
      Volte sempre!!
      Bjoos

      Excluir
  7. Oi, Nayh.
    Tudo bem?

    É importantíssimo a gente conceituar e evidenciar obras que retratam costumes diferentes e quebram tabus. Isso é essencial hoje em dia, porque o preconceito, discriminação e o não respeito pelo próximo e seus costumes é algo que está sendo comum, mas não pode.
    Adorei seu blog e espero que goste do meu. Se for seguir, pode nos avisar e a gente retribui. Parabéns pelo trabalho lindo
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, essa quebra de tabus é essencial. Foi o ponto alto do livro. Evidencia e critica a sociedade atual, de forma leve e as vezes implícita.
      Conte com minha visita!
      Continue acompanhando o blog, há mais resenhas vindo por aí!

      Hungry Eyes
      Bjoos

      Excluir
    2. Com certeza, essa quebra de tabus é essencial. Foi o ponto alto do livro. Evidencia e critica a sociedade atual, de forma leve e as vezes implícita.
      Conte com minha visita!
      Continue acompanhando o blog, há mais resenhas vindo por aí!

      Hungry Eyes
      Bjoos

      Excluir
  8. No final de dezembro li pela primeira vez um livro deste gênero e confesso que me apaixonei e já foram mais dois depois dele, então esse vai para minha lista.
    Amei a resenha.

    Curtindo e seguindo aqui Nayh... Beijinhos.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/01/resenha-fake.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado! É uma série maravilhosa para àqueles que apreciam esse diferencial marcante e o jogo de novas possibilidades e questionamentos.
      Volte sempre!!

      Hungry Eyes
      Bjoos

      Excluir
  9. Oii tudo bom?
    Já vi muita gente falando desta série, mas nunca me interessei. Não curto histórias de vampiros. Por mais que a premissa do livro seja bem interessante, e esses costumes que você citou despertam curiosidade, não tenho vontade de ler kkk
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  10. Eu já li esse livro e mais alguns outros da série, mas acabei parando. Na minha opinião a história foi se tornando meio maçante; enjoativa e foi aí que eu decidi parar de ler os livros de House of Night. É claro que não foi só isso, apenas não posso citar outros motivos, pois estaria dando spoiler.
    Bjs e sucesso com o blog!
    http://escritorawhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Nay!!! Vim retribuir a sua visita.
    Sempre tive vontade ler este livro,mas tenho um pouco de receio, principalmente por essa história da personagem ser marcada na testa. Não gosto muito dessas coisas, ser obrigada a mudar de vida, por causa de uma suposta marca é um pouco estranho. Mas gostei da resenha. Parabéns. O blog está lindo.
    Beijos!!!

    http://batepapoliterarios2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir